Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Acne e o papel da Limpeza de pele

Nathalie Souza
Acne e o papel da Limpeza de pele

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo, tendo sua origem em fatores hormonais e genético.

As regiões de maior incidência são: face, zona T; costas; colo e braços; isso se dá ao fato de nessas regiões possuir um maior número de glândulas sebáceas.

Muita gente ainda costuma achar que acne, “espinha” é falta de higiene, porém é muito além disso.

Numa linguagem mais simples o que acontece é o seguinte: as glândulas sebáceas são ligadas a fatores hormonais, então qualquer desequilíbrio nesses hormônios ocorre uma estimulação nas glândulas sebáceas que resulta em aumento da produção de sebo, iniciando assim o processo da acne.

   A acne pode ser:

- Não inflamatória: Presença de comedões, que podem ser divididos em comedão aberto ou comedão fechado.

- Inflamatória: Presença de pápula, pústula, cistos, nódulos.


A limpeza de pele tem o papel de proporcionar uma melhora na pele, removendo células mortas e provocando um afinamento da camada córnea (já que a oleosidade leva a um aumento na espessura da pele), a retirada de comedões (abertos e fechados) e pústulas.

No processo será feita uma higienização, com esfoliação, seguido de uma extração, a grande chave da limpeza de pele, já que é nessa etapa que se retira os indesejáveis comedões.

Vários outros recursos são utilizados nesse mesmo processo: ativos secativos, bactericida, aparelhos como alta frequência, todos visando a melhora da acne.

Na acne inflamada, há ação das bactérias principalmente a P. Acnes, nesses casos é de extrema importância que o profissional haja em conjunto com o dermatologista, para ter resultados ainda melhores.

Outra coisa que acontece muito em relação a limpeza de pele é a divisão de limpeza de pele superficial e a limpeza de pele profunda, no meu entendimento isso não existe limpeza de pele é limpeza de pele e sempre terá extração. Mas muitos acabam fazendo higienização facial, se referindo a limpeza de pele superficial, só que a higienização facial deve ser feita antes de qualquer tratamento estético, por conta disso não vejo fundamento em distingui-las.

Só lembrando que tratamentos estéticos para acne tem uma lista grande e a limpeza de pele não é indicada para todos os graus de acne, por isso antes de iniciar qualquer procedimento é fundamental que se faça uma avaliação para saber o ideal para você.

 

Confira no vídeo abaixo dicas incríveis para uma excelente limpeza de pele:

 

 

Nathalie Souza

 -> Para mim é super importante saber o que achou do conteúdo, por isso peço para dizer abaixo o que achou, se o conteúdo foi útil e em caso de dúvidas, coloca aí nos comentários, terei o maior prazer em te ajudar! 

Estética Facial

Deixe seu comentário