Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Argiloterapia: composição e efeitos gerais

Nathalie Souza
Argiloterapia: composição e efeitos gerais

A palavra geoterapia é resultado da composição de outras duas palavras de origem grega: GEO e TERAPIA. GEO significa terra, barro, lama e TERAPIA quer dizer tipo de tratamento que tem certo princípio, meio ou fundamento.

Em sua composição, há uma semelhança muito grande com o corpo humano ela contém: ferro, magnésio, cálcio, sódio, potássio e outros. Esse é um dos fatores que faz com que não tenhamos muitas reações indesejadas e benefícios positivos com uso da argila.

A geoterapia é o uso terapêutico de argilas, que são definidas como materiais naturais terrosos que possuem em sua composição diferentes tipos de minerais: silicatos lamelares de magnésio e de alumínio, quartzo, feldspato, carbonatos, óxidos metálicos e cálcio. Desde a antiguidade médicos já faziam o uso terapêutico de argilas (KATLEEN et al., 2012).

Para Limas, Duarte e Moser (2010), a Argiloterapia ou Geoterapia é o uso da terra no combate às enfermidades e uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural.

Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades. Na estética, pelo seu formato octaédrico, faz que essas partículas sejam excelentes carreadores de outros ativos misturados a ele, principalmente os nanocosméticos (DÁRIO, 2008).

Os minerais como ferro, potássio, silício e magnésio conferem ação bactericida, antisséptica e regeneradora à argila, promovendo troca iônica e apresentando ação catalizadora para muitas reações químicas. Sua estrutura arenosa ocasiona uma esfoliação suave, promovendo também ação tensora e estimulante, amaciante, suavizante, oferece aquecimento, refrescância e firmeza local (BROD; OLIVEIRA, 2012).

Para melhores resultados associe a argila em seus programas de tratamento.

 

Nathalie Souza

-> Para mim é super importante saber o que achou do conteúdo, por isso peço para dizer abaixo o que achou, se o conteúdo foi útil e em caso de dúvidas, coloca aí nos comentários, terei o maior prazer em te ajudar!

Estética Facial

Deixe seu comentário