Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Cronobiologia

Nathalie Souza
Cronobiologia

Quem aqui não sente aquela vontade de comer algo antes de dormir, de frente para televisão? Vontade muitas vezes, incontrolável não é verdade?! Eis que a CRONOBIOLOGIA à mesa nos faz entender, um pouco, o fato que essas calorias (normalmente “vazias”, ou seja, com baixo teor nutricional, porém elevado teor calórico) ingeridas a noite levam a efeitos diferentes quando ingeridas durante o dia, principalmente no ganho de peso…

 

Do grego khronos = tempo e biós = vida, cronobiologia é um dos ramos da ciência que estuda a organização temporal dos seres vivos, ou seja, a questão de aproveitar melhor os nutrientes está correlacionada ao tipo cronobiológico de cada pessoa: matutina (gasta mais energia pela manhã), vespertina (à noite) ou mista.

 

O ciclo de 24 horas determina o ritmo do nosso corpo, no cérebro há uma estrutura nervosa chamada núcleo supraquiasmático, que considera as funções do organismo e define mais ou menos o ritmo biológico corporal, os níveis de luz, por exemplo. Este núcleo estabelece os parâmetros das inúmeras reações do corpo. Outro exemplo é a glândula pineal, que produz o hormônio melatonina, que aumenta ou diminui de acordo com a iluminação captada pela retina; terminando o dia essa melatonina, portanto, diminui para garantir uma melhor noite de sono.

 

E o motivo de explicar tudo isso? É que justamente o fato dessa diminuição ocorrer, leva a outras adaptações corpóreas, como: a diminuição da disponibilidade de glicose e colesterol, adequando temperatura corpórea; com isso ingerindo aquele chocolate / sorvete do freezer a noite (ricos nesses compostos que estão diminutos momentaneamente) eleva a probabilidade de ganho de peso.

 

Então, o mais indicado é ingerir essas guloseimas ponderadamente e durante o dia! Dica ainda melhor, é inseri-las no período do almoço, já que é uma das refeições mais completas, em términos nutricionais e de fibras, impedindo assim um pico de insulina repentino, por exemplo, que é o que aconteceria se essas guloseimas forem ingeridas de forma isolada. Opte sempre por frutas e não se esqueça “Tome café da manhã como rainha, almoce como princesa e jante como mendiga.”

Beijinhos, Ayana Magalhães

@anymagalhaes


Imagem retirada do google.

Diversos

Deixe seu comentário