Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Esfoliação: Entendendo sua utilização

Nathalie Souza
Esfoliação: Entendendo sua utilização

Primeiro devemos levar em consideração dois públicos diferentes: O profissional esteticista e o cliente. Abordaremos a utilização para ambos.

A esfoliação consiste em remoção de células mortas, que estimula a renovação celular, promove um afinamento epidérmico, da luminosidade a pele. Super importante em nossa vida!!!

Além de promover todos esses benefícios citados acima nos auxiliam na permeação de ativos, por conta do afinamento epidérmico, ele diminui a resistência da barreira cutânea favorecendo a permeação de ativos... Então é maravilhoso!!!

Só que seu uso não deve ser indiscriminado, pois nosso corpo por si só realiza a renovação celular, em um processo que conhecemos como Turnover. O tempo em que a célula, queratinócito, leva para ser produzida na camada basal e chegar até a camada córnea e se desprender dura em torno de 20 a 28 dias, se a esfoliação for feita de forma descontrolada poderemos ter um efeito rebote, pois o corpo irá produzir muito mais para repor o que está sendo "perdido" e teremos a produção de células não tão saudáveis, pois ela não está levando o tempo que deveria, de forma natural. 

Por isso atenção a indicação da quantidade de esfoliação.
(Com base na minha conduta)

Cliente: Sem a supervisão de um profissional, sendo uma pele saudável, indico esfoliar de 15 em 15 dias ou 1x no mês ou em alguns casos 1x na semana, a depender da característica da pele (sensível, fina, desidratada, espessa, oleosa...).

Profissional: Vale lembrar que estamos fazendo um tratamento, por conta disso podemos brincar um pouco mais com os intervalor, podendo ser 1x na semana, 2x na semana, tudo a depender do seu programa de tratamento.

É importante a escolha de produtos de qualidade, evitando os esfoliantes caseiros, os cosméticos são desenvolvidos para uma finalidade específica, então vamos fazer bom uso deles e proteger assim a saúde e estado da sua pele.

Tudo na estética é relativo, sempre é bom reforçar isso, uma avaliação sempre se faz necessária para uma melhor conduta.

 

 


Nathalie Souza

Imagem retirada do google.
Estética Facial

Deixe seu comentário