Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Estética é saúde, sim!

Nathalie Souza
Estética é saúde, sim!

Muitas pessoas dizem que estética não é área de saúde, que é algo supérfluo, no entanto isso não é verdade, a estética é saúde sim e é ciência!  


No dicionário Michaelis, saúde é o bom estado das funções orgânicas, físicas e mentais.

A estética estuda o maior órgão do corpo humano, a pele, aí já está um ponto que prova que é saúde.

Além das disfunções físicas que tratamos, temos o prazer de tratar também o “psicológico”, devolvendo autoestima, proporcionando momentos de relaxamento, diminuindo o estresse, que prevenirá inúmeras doenças tanto físicas, quanto psicológica.  


Exemplificando... tratamos acne, que é uma disfunção na glândula sebácea; fibro edema gelóide “celulite”, que é uma alteração veno-linfática (circulação) e alteração no tecido adiposo; fazemos drenagem linfática, que auxilia o sistema linfático... todos os procedimentos estéticos tem a finalidade de devolver a homeostase, equilíbrio do corpo humano, seja por um excesso de sebo oriundo da glândula sebácea, seja para diminuir a produção de melanina, que os melanócitos estão produzindo e deixando a pele “manchada”, seja para melhorar a circulação... são várias as possibilidades. 

A pele é um órgão muito importante, mas que não tem a devida atenção, é como se não existisse e isso deve ser mudado, pois sem esse órgão não sobreviveríamos ele que é o maior responsável pela integridade do nosso organismo.

Não se faz limpeza de pele, drenagem linfática, hidratação e nutrição facial/corporal, peeling químico, por exemplo, sem um objetivo, ou só para ficar belo, se faz por ser necessário, e cada um tem sua necessidade. O que acontece é que os efeitos são vistos, então ao fazer uma limpeza de pele, onde equilibra-se o pH da pele, faz-se uma extração de “cravos” (comedões), utiliza-se alta frequência com seu efeito bactericida; ou ao realizar uma drenagem linfática, diminuindo a sensação de inchaço, diminui a retenção de liquido; ou um tratamento despigmentante e conseguindo inibir a produção de melanina, amenizando uma mancha, isso é perceptível externamente e por isso o erro de achar que é supérfluo, que é apenas para ficar mais belo, que não é necessário e por isso não é saúde. 

 
Muitos não sabem, mas esteticista estuda anatomia, fisiologia, fisiopatologia, microbiologia, imunologia, todas as matérias básicas da área de saúde e posteriormente seguindo as matérias mais especificas.  


Porém o que deve ser frisado sempre é que se procure profissionais capacitados, pois como foi relatado estamos lidando com saúde, com disfunções, com funcionamento do corpo, e é sempre muito perigoso, por isso fazer sempre uma anamnese e ir a profissionais capacitados para que a sua saúde não seja prejudicada.  
Então assim como odontologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia são consideradas profissões da área de saúde, a estética também é!

Estética Geral

Deixe seu comentário