Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Estrias: Fisiopatologia

Nathalie Souza
Estrias: Fisiopatologia

As estrias foram descritas pela primeira vez em 1773 por Roeder, através da observação em mulheres gestantes. Troiser e meneteir em 1889, publicaram o primeiro estudo histológico de uma estria atrófica, descrevendo-as como uma alteração comum e desconfigurante da pele.

Já em 1982 foram descritas como cicatrizes, porém estudos histológicos de Pieraggi demonstraram que a estria é uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear e sinuoso, inicialmente avermelhada, e evoluindo depois para uma cor esbranquiçada e mais tarde brilhante e nacaradas e perpendiculares as linhas de fenda da pele.

No surgimento da estria, ocorre um rompimento da elastina, fibras elásticas por ultrapassar a capacidade de distensão da pele, há também fragmentação, desordenamento de colágeno e as fibrilinas diminuem. 

Outro importante motivo pelo qual surgem está relacionado com a desidratação cutânea, pois os tipos de pele mais secas possuem maior predisposição para o surgimento das estrias (VANZIN, 2011).

Elas tendem a ser bilaterais, são quase sempre múltiplas em uma determinada região, podem variar em alguns milímetros a até 34 cm de comprimento e sua largura corresponde em média de 2 a 5mm a 2 a 3cm, são paralelas umas às outras, se for vertical as demais serão e se for horizontal as demais serão também.

As estrias rubras são mais recentes, possui melhor prognóstico, apresenta prurido e tem processo inflamatório local. Já as estrias nacaradas são brancas e seu prognóstico é pior.

Fatores que levam ao surgimento da estria: genética, efeito sanfona, estiramento na puberdade, gestação, uso de corticoides, aumento rápido de massa muscular.

De forma geral, o tratamento consiste em promover um processo inflamatório controlado para os fibroblastos produzirem colágeno, elastina e recompor o tecido lesionado.

Os ativos mais indicados são: Ac. Hialurônico, hidroxiprolina, hyxel (silício + ac. Hialurônico), vitamina c, silício orgânico.

 

Nathalie Souza

-> Para mim é super importante saber o que achou do conteúdo, por isso peço para dizer abaixo o que achou, se o conteúdo foi útil e em caso de dúvidas, coloca aí nos comentários, terei o maior prazer em te ajudar!

Estética Corporal

Deixe seu comentário