Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Importância da água: Vida

Nathalie Souza
Importância da água: Vida

A água é um elemento composto por dois átomos de Hidrogênio (H) e um de Oxigênio, formando a molécula de H2O. Cerca de 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água, menos de 3% deste volume é de água doce. Tem-se muito a falar sobre a água, várias direções a serem tomadas, mas hoje, as corredeiras nos direcionarão para a água e seus reflexos na pele.

Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água e as funções vitais dependem dela para acontecer. Alguns dos benefícios da água, em relação a pele, são: Regulação de temperatura corporal, quando suamos, com o objetivo de regular a temperatura do corpo; Desintoxicação do corpo, eliminando as impurezas e melhorando a circulação sanguínea, que ajuda no combate ao fibro edema gelóide; Auxílio na absorção de nutrientes, deixando o corpo mais nutrido e tendo como reflexo cabelos, unhas e pele mais saudáveis; Ajuda a promover revitalização das células e mucosas, o que evita o ressecamento e a descamação da pele.

Na nossa pele, aprofundando um pouco mais, temos o manto hidrolipídico o qual é formado de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas; suor, produzido pelas glândulas sudoríparas; e água, que vem do processo de tunover, que é o processo de renovação celular, esse manto hidrolipídico tem a função de dar maleabilidade a pele, e ajuda no envelhecimento, retardando-o. Temos também na nossa pele o NMF (fator natural de hidratação), que forma os grânulos de querato hialina, uma proteína mista que dará origem a substâncias hidratantes.  Partindo para o envelhecimento, temos as temidas rugas, que são resultado de desidratação com perda de elasticidade da pele, então precisamos nos hidratar internamente e externamente também!

Nas membranas celulares, temos as aquaporinas, que são proteínas, encontradas em todos os organismos vivos por conta da necessidade da regulação da homeostase celular. Os canais de aquaporinas, também conhecido como canais de água, por difusão simples conduz as moléculas de água para dentro da célula, permitindo um transporte bidirecional de água rápido, seletivo e regulado. Na pele, a aquaporina mais importante é a AQP3, chamada de aquagliceroporinas, que é responsável pelo transporte de água e de glicerol, o aumento dessa aquaporina facilita a presença de água e melhora a hidratação na camada córnea. E mais uma vez, para que seu funcionamento seja eficiente, favorecendo a hidratação da nossa pele, precisamos do ingrediente fundamental: a água.

Só nessa pequena amostra, podemos perceber o papel da água, nesse caso refletido na pele, o quanto ela é importante, o quanto é solicitada pelo organismo e o que sua falta pode ocasionar. Portanto, vamos levantar e beber um pouco de água?

Água é vida, precisamos dela para nossa sobrevivência, por isso é fundamental cuidarmos dessa riqueza e por outro lado, não esperar sentir sede para bebê-la, adequar a mente para que de hora em hora façamos a ingestão de pelo menos um copo de água. Lembrando que água é essencial, mas através das frutas, sucos também conseguimos hidratação. Não podendo esquecer da hidratação externa, feita através de hidratantes, fundamental para a nossa pele também!

Imagem no google.

Diversos

Deixe seu comentário