Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Microagulhamento: Características da técnica

Nathalie Souza
Microagulhamento: Características da técnica

O microagulhamento é uma técnica não invasiva que tem o objetivo de induzir a produção de colágeno por via percutânea. Nessa técnica o profissional promove microlesões, controladas, as quais geram um processo inflamatório local.

Com a inflamação gerada, o organismo prontamente aumenta a proliferação celular, atingindo principalmente os fibroblastos, que promove a síntese de colágeno e elastina. Foco principal desse procedimento.

As agulhas utilizadas nesse procedimento podem variar de 0,2mm a 3mm de diâmetro, a utilização do tamanho de agulha deve ser seguida conforme o conselho de cada classe profissional, mas o profissional tem que ter conhecimento de que agulhas a partir de 0,5mm já promovem a indução de colágeno. As agulhas de comprimento menores promovem o Drug delivery.

De acordo com o tamanho de agulha e a prática profissional, podemos promover na pele uma injúria leve, moderada ou profunda.

Segundo Barbosa, agulhas de 0,5mm podem ser usadas para tratar rugas finas, melhorar a textura e brilho da pele, promovendo uma injúria leve. Com agulhas de 1,0 a 1,5mm a injúria é considerada moderada, podendo ser usada em rugas médias, flacidez cutânea e rejuvenescimento. Já as agulhas de 2,0 a 2,5mm promove uma injúria profunda e pode ser utilizada no tratamento de cicatrizes atróficas e estrias.

A pressão exercida nessa técnica vai determinar também o resultado do procedimento, tanto o positivo quanto o negativo. A força sendo empregada de forma demasiada é um dos fatores que podem gerar hipercromia, queimaduras e feridas durante o procedimento.

Essa é uma excelente técnica para os procedimentos estéticos. Certifique de executar corretamente a técnica, evitando complicações e avalie corretamente a pele para escolher melhor o comprimento de agulha, o ativo que irá usar e a periodicidade. Dessa forma terá resultados ainda melhores.

 

Imagem retirada do google.

Estética Corporal e Facial - Estudo

Deixe seu comentário