Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

O que é Epidermólise Bolhosa?

Nathalie Souza
O que é Epidermólise Bolhosa?

Epidermólise Bolhosa envolve um grupo heterogêneo de desordens hereditárias que têm em comum a fragilidade epitelial. É um defeito genético que ocorre na fixação da epiderme na derme. A epiderme protege o corpo de infecções, perda de liquido e de calor é formada principalmente por queratina e serve como barreira, por não conter uma boa fixação um simples toque leve ou alteração climática provocam lesões nessa pele.

 

A epidermólise bolhosa não é contagiosa, ela tem caráter genético e hereditário. Em alguns casos as crianças nascem sem pele em algumas partes do corpo o que favorece o risco de infecções. Apesar de ser muito rara tem grande impacto na vida do paciente devido a dor física e ao sofrimento emocional, principalmente.


Existem três tipos principais dessa disfunção, a qual é classificada de acordo com o nível histológico, são eles: simples, juncional e distrófica. Novas perspectivas terapêuticas incluem o uso de células tronco.


As manifestações clinicas ocorrem com fragilidade mecânica da pele gerando formação de bolhas, erosões, milium, distrofia ou ausência ungueal. Achados mais incomum relatam diminuição ou ausência de cabelos, lesões albopapulóides, hipo ou hiperidrose.


Como profissionais da área da saúde é de extrema importância sabermos sobre os tipos de doença que ocorrem na pele afim de identificar e indicar para um profissional especializado.

 

Imagem retirada do google.

Estética Geral

Deixe seu comentário