Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Óleos essenciais e o seu valor

Nathalie Souza
Óleos essenciais e o seu valor

Os óleos essenciais são considerados um principio ativo natural, oriundo de plantas medicinais e aromáticas. Cada óleo essencial recebe o nome da planta de origem, acredita-se que existe mais de 30 mil espécies vegetais produtoras de óleos essenciais.

As cópias desses óleos feitas em laboratórios são chamadas de essência e não possuem funcionalidade como os óleos essenciais, por isso são usados como agente de perfumação de produtos de higiene pessoal, perfumes e saneantes.

Os óleos essenciais estão presentes nas plantas em pequenas concentrações, para sua extração é necessária uma grande quantidade de matéria prima. Isso acaba elevando o preço dos óleos essenciais.

Podem ser aplicados tanto pela via olfativa quanto pela cutânea. É utilizada para as mais diferentes finalidades: tratar cabelos, couro cabeludo, pele, vias respiratórias, sistema nervoso, circulatório... São várias as possibilidades e elas vão depender do óleo escolhido.

Apesar de serem naturais os óleos essências podem ser tóxicos quando não utilizados corretamente e podem trazer prejuízos ao invés de benefícios. Como são substâncias super concentradas, poucas gotinhas já promovem o efeito terapêutico que desejamos.

Com relação a característica do OE ele se assemelha muito a um éter, não possui a viscosidade de um óleo e é muito volátil. Esse é um dos motivos pelo qual podemos utilizar o OE em peles oleosas e acneicas. Apesar do nome óleo sua característica física não faz dele prejudicial a essas peles.

A única parte do corpo que não deve ser envolvida em tratamentos com óleos essen‐ ciais são os olhos! Com algumas restrições, os contornos dos olhos podem ser tratados.

De forma geral, os OE são ótimas opções para um tratamento mais holístico e para agregar valor aos serviços estéticos. Importante lembrar que cada óleo essencial desempenhará um mecanismo de ação, por isso é importante conhece-los para que sua prática fique eficaz e segura.

 

Nathalie Souza

-> Para mim é super importante saber o que achou do conteúdo, por isso peço para dizer abaixo o que achou, se o conteúdo foi útil e em caso de dúvidas, coloca aí nos comentários, terei o maior prazer em te ajudar!

Cosmetologia

Deixe seu comentário