Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

Pele negra e suas particularidades

Nathalie Souza
Pele negra e suas particularidades

Cada etnia possui uma característica particular devido ao processo de adaptação geográfica ao longo das gerações, então conseguimos diferenciar através da cor da pele, tipo de cabelo, conformação cranial e facial, ancestrais…

Pessoas com pele negra constituem a maioria da população mundial, porém estudos com cosméticos em fototipos mais altos são reduzidos.

Hoje em dia utilizamos muito na estética a classificação segundo fitzpratick, que define o fototipo de acordo com a reação à radiação ultravioleta. Existe a LES (escala de etnia de lancer) que classifica o tipo de pele de acordo com a recuperação dos pacientes submetidos ao peeling químico ou laser. E Kawasa criou um sistema de classificação baseado no nível de sensibilidade à luz ultravioleta.

A pele negra possui melanossomas grandes, não agregados, com número aumentado na camada basal e distribuídos em toda epiderme. Os fibroblastos são maiores, bi ou multinucleados, em maior número e hiperativos. Os feixes de fibras colágenas são maiores e dispostos mais paralelamente à epiderme, notando-se muitas fibrilas colágenas e fragmentos de glicoproteínas no interstício dérmico. Os macrófagos são maiores e mais numerosos, não havendo diferenças de origem racial nos mastócitos (ALCHORNE; ABREU; 2008).

Segundo Rawlings, a camada córnea da pele negróide contém maior número de camadas de corneócitos, porém são mais compactas, refletindo uma maior coesão intercelular, por isso a espessura não tem uma diferença significativa.

Nos estudos de Weigand et al, o lipídio da camada córnea em peles negras é mais alto e o câncer de pele é menos comum, devido a proteção que a melanina proporciona.

O distúrbio mais preocupante é a hiperpigmentação em peles negras, devido à grande quantidade de melanina. Por isso muito cuidado com os cosméticos utilizados e aos tratamentos que induzam um processo inflamatório ou cicatricial, já que o quelóide é algo comum também.

A pele negra é uma pele que exige cuidado específico, assim como as demais, porém como relatado acima possuem muita qualidade que as torna única.

Imagem retirada do google.
Diversos

Deixe seu comentário