Prosa de uma esteticista - com Nathalie Souza

“Sujeiras” que a Anvisa tolera nos alimentos

Nathalie Souza
“Sujeiras” que a Anvisa tolera nos alimentos

Nos últimos dias a mídia enfatizou bastante o fato da Anvisa ter proibido a venda de lotes de extrato de tomate (algumas marcas em específicas ) no país. O motivo de tal conduta foi devido ao achado de pelos de roedores “acima do limite tolerado”. Oi? “Acima?” “Tolerado?”, não se assustem, mas é isso mesmo! É mais comum do que você pensa!

 

Farinhas, grãos, molho de tomate, geleia, bebidas e achocolatados são alguns exemplos de alimentos que podem conter sujeiras – sem aspas, porque afinal são sujeiras mesmo.

 

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 14, DE 28 DE MARÇO DE 2014, há limites estabelecidos com relação a  “tolerância” de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas, indicativas de risco à saúde humana, nos alimentos e bebidas. Ou seja, no Brasil é algo “normal” alimentos e bebidas apresentarem fragmentos de insetos. No caso dos produtos derivados de tomate, como o do lote fabricado por uma das marcas divulgadas, é permitido um fragmento de pelo de roedor por 100g de produto; Mais do que isso, o lote é vetado e a empresa ainda pode ser interditada e obrigada a pagar uma multa entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

 

O laudo da Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG) — laboratório credenciado pela Agência — informa que foi detectada uma “matéria estranha” indicativa de risco à saúde humana no extrato de tomate. Por isso sempre ressalto em consultório, optem por alimentos de verdade!! Se puderem adquirir alimentos orgânicos, melhor aindaaa, porque não fazer um molho caseiro de tomate ? Porque não ingerir mais tubérculos ao invés de produtos de panificação?! Tudo é questão de escolha! Portanto, no próximo exame que fizer de teste para alérgenos, não estranhe se o resultado for: “positivo para asa de barata!”. É por isso que eu continuo sendo “A chata” e martelando na mesma tecla: comam comida de verdade! Afinal geléia caseira, e molho de tomate caseiro por exemplo, você sabe que não tem nenhum pelo de rato não é mesmo?! Comida caseira é segura e saudável, e ainda tem gostinho de amor! E só para maior informação:

*Chá de menta ou hortelã: 300 fragmentos de insetos em 25g; 5 insetos inteiros mortos em 25g; 2 fragmentos de pelos de roedor em 25g.

*Café torrado e moído: 60 fragmentos de insetos para cada 25g.

*Canela em pó: 100 fragmentos de insetos a cada 50g; 1 fragmento de pelo de roedor em 50g.

*Massas e biscoitos: 225 fragmentos de insetos para cada 225g.

*Alimentos em geral: 1,5% de areia ou cinzas insolúveis em ácido.

 


Ayana Magalhães


Imagem retirada do google.

Diversos

Deixe seu comentário